Pular para o conteúdo principal

Diagrama do Barômetro- Física Fluidos


Olá! Está procurando um assunto super importante para o Enem, concursos públicos ou se preparando para a faculdade de engenharia? Fique ligado nesse assunto que vamos falar.

Barômetro

O barômetro é um instrumento que tem o objetivo de medir a pressão atmosférica e é muito utilizado pela meteorologia para estimar variações climáticas.

Atualmente existem barômetros muito sofisticados, mas o primeiro foi construído no ano de 1643 pelo tão conhecido e influente físico, matemático e inventor italiano Evangelista Torricelli (sim, o homem que desenvolveu  aquela famosa  Equação de Torricelli, muito usada na cinemática).

Barômetro de Torricelli

O barômetro de Torricelli, ou barômetro de mercúrio é composto por um tubo de vidro fechado na sua extremidade superior, onde o mesmo é preenchido com mercúrio. Já na base, existe uma abertura que permite a entrada do ar atmosférico. A pressão atmosférica acaba "empurrando" o fluido para cima, dentro do tubo de vidro, até que a força peso do mercúrio se iguale com a força produzida pela atmosfera.

Quando Torricelli fez este experimento, a altura da coluna de mercúrio no tubo, foi de 760 milímetros. Nesse sentido, a pressão de 1 atmosfera é capaz produzir 760 mm de coluna de mercúrio, ao nível do mar.

Mas por que o Torricelli não usou água ao invés de mercúrio? A resposta para essa pergunta é muito simples: a densidade da água é muito menor que a densidade do mercúrio, afinal o mercúrio é um metal e esses elementos possuem alta densidade.

Vejamos:

Densidade da água = 1,0 x 10³ kg/m³

Densidade do mercúrio = 13,6 x 10³ kg/m³

Isso quer dizer que enquanto a pressão atmosférica produz 760 mm de coluna de mercúrio, a mesma produz 10 metros de coluna de água (o mercúrio é pouco mais de 13 vezes mais denso que a água).

Para você entender melhor, veja abaixo o nosso diagrama do barômetro.



Gostou desse conteúdo? Então não deixe de compartilhar com seus colegas, acompanhe outros conteúdos deste blog para aprender muito mais!.
Bons estudos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Geometria - Área e Perímetro de Triângulos

Triângulos Olá pessoal, bem vindos ao Matemática Todo Dia, o conteúdo de hoje é muito interessante, afinal se vocês gostam de geometria, não deixem de comentar comentários aqui. Triângulos são figuras geométricas muito importantes por serem tão comuns no nosso dia a dia, basta olhar ao nosso redor para ver essas formas. Neste sentido, é imprescindível conhecer as fórmulas para calcular a área e a o perímetro destes elementos geométricos tão incríveis. Triângulo Isósceles Área: (b×h)/2 Perímetro: 2×a + b Triângulo Equilátero Área: (b×h)/2 Perímetro: 3×l Triângulo Escaleno  Área: (b×h)/2 Perímetro: a + b + c Veja o nosso resumo logo em seguida: Triângulos Curtiu esse conteúdo? Deixe sua sugestão de conteúdo ou uma dúvida aqui nos comentários. Matemática para Enem

Resumo de Cinemática

Está se preparando para o Enem ou fazendo uma preparação para concursos? Ou até tendo dificuldades em Física Mecânica na faculdade? Então fique ligado neste conteúdo. A Cinemática é uma área de estudos da Física, em que a preocupação é estudar os movimentos das coisas, desde a velocidade de um carro de corrida, ou a aceleração de um foguete, até mesmo a simples velocidade de uma formiga andando pelo chão. Para facilitar os estudos dos movimentos na natureza, começamos com uma análise em apenas uma dimensão, que seria o movimento retilíneo e vamos tratar o móvel como uma partícula. Ou seja, vamos considerar o movimento de um carro como se ele fosse uma partícula ou um ponto se movendo ao longo de uma reta. Velocidade Média  A velocidade  média no MRU (movimento retilíneo uniforme) é dada pelo quociente da variação do espaço ∆S pela pela variação do tempo ∆t. Essa fórmula diz o quão rápido uma partícula percorre um espaço S em relação a determinado tempo t. Vm = (∆S/∆t) Gráfi

Dinâmica-Exercício de Segunda Lei de Newton-Um objeto de 300 kg se move com aceleração de 10 m/s^2. Qual o módulo da força que foi aplicada sobre esse objeto?

Dinâmica Bem vindo ou bem vinda ao melhor blog de exatas da internet, aqui você encontra o melhor conteúdo para se dar bem nas suas provas. Vejamos abaixo um exercício de Dinâmica, um conteúdo de Física. Um objeto de 300 kg se move com aceleração de 10 m/s^2. Qual o módulo da força que foi aplicada sobre esse objeto? a) 300 N b) 1000 N c) 3000 N d) 2000 N e) Nenhuma Exercício de Segunda de Newton Como vimos na resolução, a resposta correta é a alternativa c) 3000 Newtons. Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus colegas! Bons Estudos!

Anúncios

Fale Conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *