Olá! Está procurando um assunto super importante para o Enem, concursos públicos ou se preparando para a faculdade de engenharia? Fique ligado nesse assunto que vamos falar.
Barômetro
O barômetro é um instrumento que tem o objetivo de medir a pressão atmosférica e é muito utilizado pela meteorologia para estimar variações climáticas.
Atualmente existem barômetros muito sofisticados, mas o primeiro foi construído no ano de 1643 pelo tão conhecido e influente físico, matemático e inventor italiano Evangelista Torricelli (sim, o homem que desenvolveu aquela famosa Equação de Torricelli, muito usada na cinemática).
Barômetro de Torricelli
O barômetro de Torricelli, ou barômetro de mercúrio é composto por um tubo de vidro fechado na sua extremidade superior, onde o mesmo é preenchido com mercúrio. Já na base, existe uma abertura que permite a entrada do ar atmosférico. A pressão atmosférica acaba "empurrando" o fluido para cima, dentro do tubo de vidro, até que a força peso do mercúrio se iguale com a força produzida pela atmosfera.
Quando Torricelli fez este experimento, a altura da coluna de mercúrio no tubo, foi de 760 milímetros. Nesse sentido, a pressão de 1 atmosfera é capaz produzir 760 mm de coluna de mercúrio, ao nível do mar.
Mas por que o Torricelli não usou água ao invés de mercúrio? A resposta para essa pergunta é muito simples: a densidade da água é muito menor que a densidade do mercúrio, afinal o mercúrio é um metal e esses elementos possuem alta densidade.
Vejamos:
Densidade da água = 1,0 x 10³ kg/m³
Densidade do mercúrio = 13,6 x 10³ kg/m³
Isso quer dizer que enquanto a pressão atmosférica produz 760 mm de coluna de mercúrio, a mesma produz 10 metros de coluna de água (o mercúrio é pouco mais de 13 vezes mais denso que a água).
Para você entender melhor, veja abaixo o nosso diagrama do barômetro.
Gostou desse conteúdo? Então não deixe de compartilhar com seus colegas, acompanhe outros conteúdos deste blog para aprender muito mais!.
Bons estudos.
Comentários
Postar um comentário